Fico muito feliz ao ver a Libras sendo divulgada.

Hoje mesmo vi um artigo sobre um grupo de funcionários de um dos USAFAs da cidade onde moro que se mobilizaram para aprender Libras.

O motivo? Se comunicarem com os surdos que frequentam o local. Já parou pra pensar nessa necessidade de atendimento? Não apenas em hospitais, lugares públicos, mas talvez no lugar onde você trabalha.

Você pode se comunicar com eles com papel e caneta ou até mesmo usando o celular, mas nem todos os surdos sabem bem o português, isso porque o português é a segunda língua da maioria dos surdos.

Isso já justificaria a necessidade da tradução audiovisual em Libras (janela de Libras) e da legenda em português sendo oferecidas simultaneamente, mas isso dá assunto para outro post.

Mas o que me chamou a atenção nesse artigo foi a palavra linguagem sendo usada ao se referir à Libras. Nesse mês a Libras completa 20 anos como Língua Brasileira de Sinais! Até 2002 era considerada uma linguagem. Mas a partir da lei 10.436 de 24 de abril de 2002 a Libras:

Art. 1o É reconhecida como meio legal de comunicação e expressão a Língua Brasileira de Sinais – Libras e outros recursos de expressão a ela associados.

Já se foram 20 anos da nova lei e ainda assim precisamos divulgar que a Libras é uma língua! Utilizada como forma de comunicação e expressão pela comunidade surda do Brasil.