Se você ainda não viu os 5 mitos da Libras – parte I clique aqui.

1 A Libras é a segunda língua oficial do Brasil.

Isso é um mito. O artigo primeiro da Lei 10.436/2002 de 24 de abril reconhece e oficializa a Libras como “meio legal de comunicação e expressão” e não como língua oficial do Brasil, mesmo porque a constituição não foi alterada. Nesse post eu falo sobre esse mito mais especificamente.

2 É só gritar/ falar alto para o surdo ouvir o que você está falando.

Não é toda pessoa com perda auditiva que consegue ouvir o que você está falando em tom normal ou gritando (o que soaria rude). Também não é toda pessoa que consegue ler lábios com facilidade e ainda mais saber bem o português que seria como uma segunda língua. Vale lembrar que a surdez pode ser leve, moderada, severa e profunda. 

3 Todos os surdos sabem a língua de sinais.

Nem todo surdo sabe a língua de sinais. Vivemos em um mundo cheio de diversidade. Assim como existem diferentes tipos de ouvintes com gostos, jeitos, e identidades diferentes da mesma forma os surdos. Cada um possui sua identidade. Há surdos que usam língua de sinais ou que não usam, que falam, que não falam, que sabem bem o português ou que não, há aqueles que usam implante outros não tem interesse em colocar e assim vai…

4 O aparelho auditivo faz o surdo ouvir.

O aparelho auditivo faz a pessoa com perda auditiva ouvir melhor os sons ao seu redor. Ele vai amplificar os sons a sua volta.  Mas isso não significa que o surdo vai ouvir com clareza todos os sons e fala. Isso vai depender do nível de perda auditiva , do tipo de aparelho, se o som estiver sem ruídos externos etc.

5 Quem tem perda auditiva é idoso.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) mostra que 466 milhões de pessoas no mundo sofrem perda auditiva sendo que 34 milhões são crianças.

Me conta se você sabia dessas informações.  Esse público é amplo, e daí surgem inúmeros pensamentos, ideias, e até mesmo oportunidades para seu negócio. Se você trabalha com atendimento deveria pensar em atingir esse público.

Abraços sinalizados. Até mais!