Se eu dissesse que a Libras é a segunda língua oficial do Brasil seria mais um mito da Libras.

Inclusive é um mito que envolve não apenas aqueles que são iniciantes no aprendizado da língua e cultura surda, mas também diversos profissionais dessa área.

Confesso que eu fui vítima disso. Descobri isso depois de alguns anos de contato com a comunidade surda. E isso realmente me pegou, porque na maioria dos lugares que eu pesquisava a Libras aparecia como sendo a segunda língua oficial do Brasil.

Entretanto, isso é um mito. Vejamos o porquê. No artigo primeiro da Lei 10.436/2002 de 24 de abril. A Libras

É reconhecida como meio legal de comunicação e expressão a Língua Brasileira de Sinais – Libras e outros recursos de expressão a ela associados.

A Libras foi oficializada como língua, como meio de comunicação da comunidade surda. Mas isso não significa que ela se tornou a segunda língua oficial do Brasil.

Veja, a Libras antes era considerada uma linguagem e ao ser oficializada como língua, permitiu que a comunidade surda fizesse uso desta como meio de comunicação e expressão.

E pra quebrar esse mito, nessa mesma lei mostra que:

Parágrafo único. A Língua Brasileira de Sinais – Libras não poderá substituir a modalidade escrita da língua portuguesa.

Se a Libras fosse a segunda língua oficial do Brasil, por que não poderia ser usada como substituição da modalidade escrita da língua portuguesa?

E mais!! Se a Libras é a segunda língua oficial do Brasil, por que então a Constituição não foi alterada?

Art. 13. A língua portuguesa é o idioma oficial da República Federativa do Brasil.

Espero que tenha esclarecido mais um mito. Até mais.