Estruturar um ministério de Libras pode até ser fácil, o difícil vai ser colocar tudo em prática. No dia a dia outras necessidades vão surgindo e você vai precisar resolver cada uma delas.
Primeiro de tudo, isso não é um passo a passo de como fazer um bolo. O que deu certo pra mim pode não dar certo pra você. Além disso, cada igreja possui suas regras e devem ser respeitadas.
Neste artigo vou te dar algumas dicas de ações que vão ajudar você a estruturar o ministério de Libras e caso já tenha começado, talvez essas dicas te ajudem a ter novas ideias e rever o que já fez até agora.
1. Oração
Tenha em mente que dependemos do Senhor pra tudo. Se acha que pode fazer tudo sozinho, você está enganado. Busque sempre a vontade de Deus em primeiro lugar. Peça que Ele confirme seus planos e te dê sabedoria para tomar a decisão que agrada a Deus.
2. Converse com o seu pastor
Explique sobre o ministério de Libras, o que está em seu coração e peça que também ore por esse propósito.
3. Busque interessados para a obra
Assim como você, outras pessoas podem estar interessadas para atuar nesse ministério, pode ser que tenham vocação e ainda não descobriram. Mesmo não estando preparados Deus capacita os escolhidos. Assim, você poderá ir montando uma equipe.
4. Crie um curso de Libras para a igreja e a comunidade local
Ofereça um curso básico de Libras a cada 6 meses, você pode definir a frequência dependendo da demanda.
Com o curso acontecendo a cada semestre você colabora para que os irmãos da igreja conheçam sobre Libras e a comunidade surda.
Além disso, você pode encontrar alunos interessados em avançar no estudos para serem intérpretes futuramente.
5. Aproveite os programas evangelísticos
Se a sua igreja tem bastante programação aproveite-as sempre que puder. Envolva sua equipe, evite fazer as coisas sozinho para não ficar sobrecarregado e acabar desistindo do ministério.
6. Faça um plano de oração.
Já disse aqui da importância de orar antes de começar o ministério, mas é preciso manter um plano de oração diário sobre todos os motivos e todos os envolvidos e claro, sobre os planos de alcance.
7. Recepcione o surdo
Quando o surdo vai a igreja pela primeira vez não deixe de fazer uma boa recepção, conversar e combinar um encontro pra bate papo, pois muitos surdos não tem um momento de conversa e interação em casa.
8. Converse com sua equipe
Se reúna com sua equipe, ore, converse, estabeleça metas e planos para alcançar os surdos. Crie uma escala e divida as tarefas para equilibrar as responsabilidades.
9. Siga um plano
9.1 Um plano para trazer os surdos pra igreja.
Entre em contato, faça amizade, convide. Aproveite os eventos evangelísticos da sua igreja.
9.2 Um plano para mantê-lo na igreja.
Mantenha contato, crie eventos, passeios para fortalecer o vínculo. Ficar em uma igreja que ninguém conversa com você não é nada atrativo. Por isso a importância de envolver os irmãos com o aprendizado da Libras.
9.3 Um plano para discipulá-lo.
Marcar encontros, convidar para participar de estudos bíblicos é um ótimo começo.
10. Mostre que os cultos são acessíveis em Libras
Coloque uma placa/adesivo de acessível em Libras na porta da igreja. Se acontece a transmissão ao vivo dos cultos o símbolo também pode ser colocado na thumbnail de cada live.
E se você quer estar pronto pra qualquer situação no momento de interpretar um culto, um louvor, uma pregação, então você precisa conferir esses cursos: